segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Papo Nerd

Sabe quando um objeto qualquer cai verticalmente sobre a superfície da água ou de um líquido qualquer e sobe aquela coluna? Pode ser uma queda oblíqua tbm, não importa, mas o fenômeno é melhor observado quando a queda é perpendicular à superfície.
Está difícil de imaginar a coluna líquida? O processo é semelhante àquela situação única e incômoda em que estamos no banheiro, no auge da solidão, fazendo força pra liberar o “Nº 2” e sentimos aquele jato gelado no Toba no instante seguinte à “sensação de leveza”.
Continuando, quando um objeto se encontra em aceleração positiva (está aumentando a velocidade) há o surgimento de uma zona de baixa pressão (ou vácuo) logo atrás dele e a diferença de pressão entre essa zona e a da superfície é que provoca a subida da coluna de líquido.
O mesmo processo pode ser observado quando uma picape que usa “capota marítima” na caçamba está em alta velocidade e com a janela basculante aberta. O ar entra pela janela traseira enquanto a parte da capota logo atrás da cabine do motorista é ligeiramente elevada, como se houvesse uma bolha por debaixo dela, justamente por causa desse vácuo.
Viu só como Física nem é tão complicada assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário