sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Papo Nerd 2

Quem já foi pro bar com os amigos pelo menos uma vez na vida sabe que depois de um chopp não tem como não começar a bater ponto no banheiro e a quantidade de visitas é diretamente proporcional à quantidade de chopps ingeridos. Detalhe que a quantidade de idas ao “pipi-house” é inversamente proporcional ao tempo entre cada uma delas.
Traduzindo: conforme aumenta a quantidade de chopps que vc bebe, o tempo entre uma mijada e outra diminui na mesma proporção.
Não é a quantidade de chopp em si que nos faz urinar tanto, mas sim a ação do álcool no organismo.
Os rins filtram o sangue e, para isso acontecer, uma parte da água presente nele acaba passando junto com os excretas nitrogenados (no caso dos mamíferos, ou seja, nós, é a uréia) e deveria ir embora com eles. Como nosso corpo é inteligente e sabe que precisa preservar a água, boa parte dela é reabsorvida na alça de Henle e o restante, juntamente com os excretas, é que formará a urina (para os lentos de plantão, o mijo).
Há presente no sangue um hormônio chamado Antidiurético ou ADH, que é produzido no hipotálamo, e ele age nos rins para que saibam quanto de água devem reabsorver. O álcool inibe a ação do ADH e toda a água filtrada junto com os excretas acaba sendo eliminada. Daí a enorme quantidade de visitas ao toilette.

2 comentários: