domingo, 20 de março de 2011

Ignorância, um estilo de vida

Trabalhei como monitor naquele congresso na área de comunicação que a facu sediou e, por isso, ganhei uma sacola de pano daquelas campanhas de sustentabilidade e tudo mais, além de um livro. Quero dizer, não apenas eu ganhei esse kit, mas todos os que participaram do evento de alguma forma, seja como palestrante ou como simples monitor. Desde então tenho aberto mão das sacolas plásticas e usado a tal sacola qdo vou ao mercado para pequenas compras. A sacola é de uma cor creme, com o logotipo do evento em preto na lateral e alças de um tom laranja fluorescente que incomoda um pouco. Enfim, as tais alças são compridas demais para se usar como uma mala de mão, por exemplo, mas são ideais para pendurar no ombro, como se fosse uma bolsa.
Numa dessas idas ao mercado, bem próximo da minha casa, estava saindo e contornando o terminal que tem logo ao lado qdo um grupo de uns 4 ou 5 calçudos (infelizmente funcionários do tal mercado e em intervalo para “descanso”) jogou uma lata de refrigerante vazia em minha direção, provavelmente me confundindo por homossexual por causa da sacola no ombro. Para a sorte de ambos, tanto minha qto deles, a lata passou longe. Qual o problema de pendurar uma sacola de compras nos ombros? Como o mercado ficava bem perto de casa e estava sempre por lá resolvi deixar pra lá e fazer de conta que não era comigo, além de estar sozinho.
Anos antes, morando em Sampa e recém saído do colégio, continuava “zanzando” por aí com o blusão da escola justamente pq não parecia uniforme e sim um simples agasalho de Educação Física. Ele era predominantemente verde, mas tbm possuía as cores azul marinho e branco. A manga esquerda era toda verde, com uma faixa branca de uns 4 dedos de espessura que ia do ombro até o punho. Dentro dessa faixa branca havia escrito o nome da escola em azul. Estava no Metrô, sentado ao lado de uma porta, indo para não lembro onde e usando a tal blusa. No assento do outro lado da porta haviam 3 Corinthianos com uniformes da Gaviões e resolveram tentar arrumar encrenca por causa da cor do meu blusão. A miopia fanática deles os fez verem apenas as cores verde e branco (Palmeiras) e literalmente ignoraram o azul (que era “só” a cor da outra manga inteira). Minha estação chegou, desci, os ignorei e ficou por isso mesmo.
Pensei que fosse isolada em determinadas regiões ou segmentos, mas vi que a ignorância é uma constante maior do que eu imaginava.

2 comentários:

  1. te garanto que só jogaram a lata pq estavam em bando. Se estiver sozinho, o "ser" fica quieto de boa.....

    ResponderExcluir
  2. Frustração sexual é uma merda!!! O cara não assume que curte um troca-troca, aí quando vê alguém que ELE JULGA ser um dos que o fazem abertamente, fica revoltadinho e tenta agredir!!!
    Infelizmente, se estivermos um pouco mais atentos ao comportamento das pessoas veremos este e muitos outros exemplos de ignorância.

    BDQ

    *Aguardo sua visita (doidaspontocom.blogspot.com)

    ResponderExcluir