domingo, 14 de abril de 2013

Controle Social


Estava no busão outro dia quando vi a seguinte frase rabiscada na parte de trás de um dos bancos: “Foda-se o governo e suas leis”. O cidadão que escreveu isso deve ser um pseudo punk-anarquista que acreditaria ser o mundo um lugar melhor se não houvessem leis ou governo instituído para regê-lo. Não precisamos ir muito longe para encontrar um lugar onde o caos impera: o Haiti, após o furacão que devastou sua infra-estrutura. Mesmo tendo sido por motivo de força maior e não por ação da população, o governo de lá se entubou e, com ele, suas leis, e nem por isso se tornou um lugar melhor.
A vida em sociedade exige instrumentos de controle social (religião, moral, costumes, direito) para garantir a manutenção da mesma e evitar que entre em colapso. O direito é um desses instrumentos por criar regras de conduta ordenada e justa e, pela precisão de suas regras e sanções, é instrumento que controla os comportamentos com grande certeza e segurança e evita, por exemplo, que um cidadão que vandaliza um meio de transporte público seja linchado por outro passageiro inconformado.
Não é um “foda-se o governo e suas leis” que resolverá os problemas pq, apesar de inúmeras falhas, é o governo e suas leis que garantem ao infeliz que escreveu isso ter condições de viver e se desenvolver, por pior que possa parecer, dentro de uma sociedade.
No final das contas é “Foda-se você, seu vândalo! Alienado de merda!” por não ter dado o devido valor à escola e aos professores e agora está aí reclamando do mundo por achar que não teve sorte na vida.